top of page
  • Foto do escritorBelemitas

Quanto vale um recomeço?

Atualizado: 15 de abr. de 2021


Quanto vale um recomeço? | Devocional Belemitas

Te respondo essa pergunta dizendo que para Jesus custou tudo – 2 Coríntios 5:19-21 (NVI): ‘’ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus..’’


Existe um processo para um novo começo e Jesus viveu o processo. Ele deixou os céus, deixou a sua glória, morreu em nosso lugar como cordeiro e ressuscitou como leão, para vivermos um novo começo como amigos de Deus, e não mais inimigos. Assim, cumpriu-se o plano que Deus tinha estabelecido.


Muitas vezes não queremos passar pelo processo, como por exemplo:


- Para se ter uma família aos pés de Deus: um dos processos é orar e conhecer alguém que te aproxime de Deus;

- Ser abençoado e usado por Deus: o processo é buscar, orar e aplicar os ensinamentos de Deus.

- Ter um futuro fantástico: o processo é estudar para ter um futuro fantástico.


A história de Pedro é um belo exemplo sobre um novo começo. Quando Jesus reúne os doze apóstolos para comemorar a última Páscoa, ele alerta Pedro dizendo: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” (Lucas 22:31 NVI). Podemos perceber que primeiro Jesus prova o amor de Pedro ao próximo dizendo para ele se fortalecer Nele, Jesus, e depois fortalecer seus irmãos. Jesus sabia que Pedro se considerava o melhor e mais forte entre os apóstolos, e a resposta do discípulo a Jesus confirma todo o orgulho que ele tinha: “Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. (Lucas 22:32 NVI). Em Mateus 26:33 (NVI) Pedro diz: “Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!”. Parafraseando, Pedro estava dizendo: Eles, os outros apóstolos, podem até te abandonar, Jesus, mas eu nunca te abandonaria.


Para ser o "Pescador de Almas", Pedro precisava passar pelo processo, processo onde transformaria “o Pedro orgulhoso”, "o Pedro de temperamento difícil" em, "o Pedro pregador e líder da Igreja Primitiva". Se quisermos viver um Novo Começo, precisamos reconhecer nossos limites e precisamos nos permitir sermos governados por Deus, pois Ele só vai governar as áreas que nós permitirmos que Ele governe.


É fácil ler sobre essas grandes pessoas na bíblia e pensar que você não é nada parecido com elas. Mas te digo que, se eles são conhecidos por você, se eles chegaram onde chegaram, é porque eles passaram por um processo.


O seu processo é diferente do processo daqueles que estão na Bíblia e de outras pessoas que você irá conhecer e ouvir falar. Mas, a nossa atitude perante o processo deve ser a mesma dos heróis bíblicos. Em Filipenses 3:13-14 (NTLH) diz: ‘’É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.’’. É essa a ação que devemos tomar: esquecer aquilo que ficou para trás, esquecer que erramos, e ter a certeza que Deus está ao nosso lado.


Se você tem Deus, você tem tudo para recomeçar. Eu tenho uma boa notícia para você: Ainda dá tempo de recomeçar! Porque quando a vida chega, a morte tem que sair e todo vazio vai ser ocupado. Você tem o poder de escolher com o que vai preencher seu vazio para poder ter um novo começo.


Com base nos dois versículos a seguir, te convido a refletir sobre quanto custa para eu ter um novo começo?


2 Coríntios 5:17 (NTLH): "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.
João 3:3 (NTLH): ‘’Jesus respondeu: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo."

Para Jesus, nosso novo começo custou tudo, a fim de que o plano de Deus fosse cumprido; para Pedro custou deixar seu temperamento de lado para se tornar Pescador de Almas; para José custou ser vendido, ser preso, para que o povo de Israel fosse preservado; para Moisés custou se distanciar de sua família quando bebê, morar com egípcios, fugir do Egito para depois voltar e libertar o povo de Israel da escravidão no Egito.


Lembre-se: Quando a gente nasce de novo, a natureza muda e aquilo que alimenta a natureza também muda.


Vai custar tudo para você seguir a Cristo, mas vai custar ainda mais se você decidir não o seguir.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page