top of page

O Retrocesso Necessário

  • Foto do escritor: Belemitas
    Belemitas
  • 23 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e pratica as primeiras obras... “ Apocalipse 2;4-5a

Quando experimentamos o amor de Deus pela primeira vez e percebemos o quão maravilhoso Ele é, o nosso anseio por Jesus aumenta de forma tão radical que passamos a viver intensamente nEle, por Ele e para Ele.


Porém, com o passar do tempo, nossos afazeres, compromissos e até a religiosidade podem gerar uma perda de comunhão que, lentamente, diminui esse primeiro amor pelo Mestre.


Muitas vezes, até possuímos boas obras, perseverança, santidade e outras qualidades, porém, o nosso anseio por Jesus e aquela chama que ardia em nosso coração já não são mais os mesmos e, aos poucos, esquecemos do amor inicial.


Assim também estava a igreja de Éfeso. Embora tenha sido elogiada por suas boas obras e condutas íntegras, Jesus viu que eles acabaram abandonando o primeiro amor, se tornaram frios e mecânicos.


Para Éfeso, era mais do que necessário retroceder, voltar às primeiras obras. Era preciso reatar o primeiro amor por Jesus; a igreja precisava se arrepender. O primeiro amor é como um fogo que arde em nós, porém ele se esfria se falharmos em mantê-lo acesso.


Porventura você permitiu que algo roubasse o seu primeiro amor? Se isso aconteceu, ainda há tempo de voltar. O primeiro mandamento que Cristo nos deixou foi: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o seu coração, alma e entendimento” (Mateus 22:37). Se esse amor tem diminuído, ou até mesmo se apagou por completo, é preciso parar e reparar a vida devocional com o ABBA. Reflita sobre onde esse amor pode ter começado a se perder. Comece hoje essa caminhada de retrocesso. Se o seu primeiro amor se perdeu no caminho do Evangelho, faça como aquela mulher que ao perder a sua dracma, acendeu a candeia e varreu a casa até encontrá-la (LC 15;8); regresse ao primeiro amor.


ree

Posts recentes

Ver tudo

3 comentários


Leonardo Dantas Costa
Leonardo Dantas Costa
24 de nov. de 2018

Muito bom!!! Retrocesso mais do que necessário para vivermos um relacionamento mais íntimo com Deus!!!

Curtir

David Diniz Dantas
David Diniz Dantas
23 de nov. de 2018

Excelente texto. Leva-nos a refletir sobre a importância do primeiro encontro com Deus

Curtir

Ingrid Pereira da Silva
Ingrid Pereira da Silva
23 de nov. de 2018

Perfeito!

Curtir
bottom of page