top of page
  • Foto do escritorBelemitas

O Poder da Fé



Em Josué 2, lemos sobre uma mulher que era meretriz e vivia na cidade de Jericó, uma das cidades mais importantes de Canaã. Canaã era a terra que Deus havia prometido ao povo de Israel (Gênesis 12).


Logo após Moisés morrer, Deus fala a Josué que ele seria o novo responsável por liderar o povo de Israel durante a travessia no Rio Jordão para conquistarem a terra prometida. Depois de atravessarem o Rio Jordão, Josué e o povo de Israel invadem a cidade de Jericó, onde morava a mulher meretriz chamada Raabe.


Mateus 1 descreve os antepassados de Jesus Cristo. No versículo 5 está escrito: “Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe.” Nos próximos versículos podemos continuar lendo sobre a linhagem de Jesus Cristo, até chegar no versículo 16: “Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.” Quando liguei a passagem de Josué e Mateus, fiz uma pergunta que quero compartilhar com vocês: Como pode uma meretriz fazer parte da genealogia de Jesus Cristo? Sendo que em Deuteronômio 23:17 diz que não era permitido que nenhum homem ou mulher, que praticassem a prostituição, fizesse parte do povo de Deus?


Voltando um pouco na história de Raabe, Josué manda dois espiões para examinarem a terra de Jericó, e esses dois espiões acabam se hospedando na casa de Raabe. O rei de Jericó ficou sabendo sobre a invasão dos dois espiões, então Raabe os esconde dentro da sua casa. O livro de Josué retrata que Raabe ouviu as histórias sobre o povo de Israel, então antes mesmo de conhecer esses espiões, ela e o povo da cidade de Jericó já haviam escutado histórias sobre o poder de Deus.


Em Josué 2:9-11, diz: “E mesmo apenas ouvindo sobre Deus, ela guardou em seu coração aquilo que ela ouviu, e não apenas isso, declarou para aqueles israelitas que o Deus deles era Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra, e pediu para que poupassem a vida dela e de sua família durante a invasão. Então, os espiões disseram para que ela colocasse uma corda vermelha na janela, mostrando que não era para invadirem aquela casa. E com fé, ela colocou a corda e acreditou na palavra dos espiões.”


Em Hebreus 11:31, diz: “Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas.” E é por causa da fé que Raabe teve que ela entrou para a história dos Heróis da fé e trouxe para sua futura família uma benção hereditária. Pois depois que o povo de Israel conquistou Jericó, ela se casou com Salmon, e continuaram a genealogia de Jesus Cristo.


Em Romanos 10:17, diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus.” Em Tiago 2:25-6 diz: “Foi o que aconteceu com a prostituta Raabe, quando hospedou os espiões Israelitas e os ajudou a sair da cidade por outro caminho. Deus a aceitou pelo que ela fez. Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta.” Além de Raabe ouvir sobre o que Deus fez, ela guardou aquilo em seu coração e teve fé. E a ação que ela teve depois de ter fé, foi ação de acreditar, de confiar que ela seria aceita por aquele que é Deus no céu e Deus na terra. Por conta da atitude que Raabe teve, ela recebeu de Deus uma benção hereditária, pois ela continuou a genealogia de Jesus Cristo.


Por conta do pecado de Adão e Eva (Gênesis 3:16), recebemos uma maldição hereditária, na qual as mulheres sofrerão na gravidez, os homens terão que trabalhar duramente a vida inteira para produzir alimento, e mesmo o homem formado do pó da terra, voltará a ser pó. Mas quero te convidar a colocar em prática a fé, pois, através de Cristo, Deus tem bênçãos para nós.


Ele mesmo diz em Jeremias 29:11: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando” Confie no Senhor, pois Ele é bom para todos que confiam nele. Ele é capaz de mudar a nossa história. Ele tem grandes promessas para a nossa vida. Ele não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje, e será o mesmo amanhã.


Que possamos aplicar nossa fé em Deus, confiar em Sua palavra, pois Ele sabe o que é melhor para nós.






Posts recentes

Ver tudo

Perdão

bottom of page