top of page
  • Foto do escritorBelemitas

Quem Dizes Que Eu Sou - Hillsong Worship



A psicologia nos ensina que o que dizemos aos nossos filhos acerca do que eles são eles são tem grande impacto sobre sua formação. Se uma criança cresce ouvindo que é preguiçosa, vai acreditar que realmente o é e tem grandes chances de se tornar um adulto preguiçoso. Por outro lado, se cresce sendo estimulada e ouvindo que é capaz, terá grandes chances de ser um adulto ousado, que busca seus sonhos.


O que pensa um jovem quando escuta de sua mãe “Aff, você sempre foi assim estourado!”? Num momento de uma briga de rua, pode se lembrar dessas palavras e pensar: “se sempre fui estourado, vou estourar mais uma vez e me deixar ser quem eu sou.” Se, por outro lado, alguém com um perfil mais colérico escutasse de sua mãe a seguinte frase: “ filho, eu sei que você está nervoso agora, mas lembre-se de que a Bíblia diz que a palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Sei que tem autocontrole o suficiente  para resolver essa questão de outra forma que não brigando.” Certamente, anos após, sua atitude numa briga de rua seria totalmente diferente.


Na Bíblia, temos alguns exemplos interessantes: “Aos 182 anos, Lameque gerou um filho. Deu-lhe o nome de Noé e disse: “Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o Senhor amaldiçoou”. Depois que Noé nasceu, Lameque viveu 595 anos e gerou outros filhos e filhas.” Gênesis‬ 5:28-30‬ NVI‬‬. Lameque disse coisas positivas a respeito de seu filho Noé que se cumpriram em sua vida.


Quero dizer que aquilo que declaram sobre nós tem influência em nossas atitudes... E mais: naquilo que nós mesmos pensamos sobre nós. Não só o que ouvimos de nossos pais. Mas de amigos, namorados, chefes. Em nosso dia a dia recebemos constantemente informações de quem nós somos por meio de terceiros. Constantemente somos bombardeados por pareceres a nosso respeito. Seja por meio de palavras ou, atitudes. Um “torcer de nariz” direcionado a você pode dar a conotação de que você foi desaprovado e não é capaz. Um sorriso sincero frente a alguma atitude sua, indica que você conseguiu executar algo de uma forma eficaz e é capaz. Assim, dia a dia, vamos absorvendo sinais e palavras sobre nós que nos fazem acreditar e entender quem nós somos.


Que rótulos têm sido criados a seu respeito? Você tem acreditado no que dizem que você é? Em alguns casos, palavras negativas são ditas de forma tão constante e por pessoas que respeitamos, que começamos a acreditar que não temos o devido valor ou que só temos qualidades ruins.


O quanto o meio e pessoas com quem você convive têm criado a sua real imagem? Em que palavras você tem acreditado?


Quero nesse texto enfatizar que muitas vezes o que dizem que nós somos não corresponde à verdade. Você pode ter sido estereotipado durante toda a sua vida, e ter formado um conceito errado sobre quem você realmente é.


O louvor "Quem Dizes Que Eu Sou" nos faz lembrar que aquilo que realmente importa é apenas o que uma Pessoa diz a nosso respeito. E é alguém que nos ama muito e que nos tem em conceito especial. Não estou me referindo a uma pessoa qualquer, mas ao Rei dos reis  e Senhor dos senhores. Foi Ele quem nos criou desde o ventre de nossas mães, e escreveu todos os dias em que fomos formados em um livro (Sl 119).


Quem sou eu pra que o grande rei

Me receba assim

Me perdi e ele me encontrou

Seu amor por mim

Seu amor por mim


Sua graça me resgatou

Me purificou

Quando eu era um pecador

Morreu por mim

Sim morreu por mim


Ele conhece cada detalhe de sua vida, até mesmo os seus mais profundos pensamentos. Conhece todos os seus caminhos. Sabe quais serão as suas palavras antes mesmo de você as pronunciar. E ainda assim, mesmo te conhecendo profundamente (todos os seus “defeitos” e qualidades), faz de você um filho. Mesmo conhecendo seus maiores pecados, ele o recebe de braços abertos, pronto a restaurar a sua vida no aspecto que for preciso. Por sua graça infinita, Ele te resgata de onde estiver e purifica o seu coração.


Quem Deus libertar Livre enfim será

Sou filho de Deus Sim, eu sou Em tua casa, oh Pai Há um lugar pra mim

Sou filho de Deus Sim, eu sou


E então, como um Pai amoroso Ele diz que você é escolhido; que você é perdoado.


Escolhido, perdoado

Eu sou quem dizes que eu sou


Você é perdoado!


Em Cristo, nós somos perdoados. E não há nada que o inimigo ou qualquer pessoa diga a nosso respeito que mude essa verdade.


Talvez você venha se martirizando há anos por algo que cometeu. Não caia nessa armadilha. O diabo, acusador das nossas almas (Ap 12.10), vai fazer de tudo para que você acredite nisso. Mas, a palavra do Senhor é clara em afirmar que:


“Nele (Jesus) temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,” Efésios‬ 1:7‬ NVI‬‬


“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João‬ 1:9‬ NVI‬‬


“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” Colossenses‬ 1:13-14‬ NVI‬‬


Descanse no Senhor. Se Deus, que é santo, perdoou seus pecados por meio de Jesus, não é você que vai levar uma culpa desnecessária em seus ombros.


Você é escolhido!


“Vós, porém, sois raça eleita , sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus , a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo , mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” I Pe 2.9-10


O termo geração eleita, em outras traduções também chamados de povo ou raça escolhidos, remete-nos a duas verdades sobre quem nós somos: a que família pertencemos e que não pertencemos por escolha nossa, mas que fomos escolhidos.


  • Nossa família: o termo em questão refere-se a um substantivo expressivo de relacionamento de vários graus e tipos, um grupo de pessoas pertencentes à mesma nação. "Os membros de uma raça têm um ancestral em comum e, por meio dele, são parentes entre si. Abraão, por exemplo, é o pai da raça judaica. Os cristãos, por meio de Jesus Cristo, chamam Deus de Pai e formam uma família de irmãos e irmãs." (Comentário do Novo Testamento: 1Pedro, 2Pedro e Judas / Simon J. Kistemaker; [tradução Susana Klassen]. – São Paulo: Cultura Cristã, 2006.) Ou seja, você é da família de Deus por meio de Jesus. Que certeza gloriosa. Que noção maravilhosa de pertencimento ao Criador.

  • Você é escolhido: "Ele os denomina de raça eleita porque Deus, passando por alto os demais, os adotou, por assim dizer, de uma maneira especial." (Epístolas gerais / João Calvino; [traduzido por Valter Graciano Martins]. – São José dos Campos, SP: Fiel, 2015.). Você foi eleito pela escolha de Deus, segundo a sua benignidade, conforme está escrito em Efésios: " nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1:5)


Tu és por mim até o fim Eu sou quem dizes que eu sou


Por fim, essa é a certeza mais gloriosa a nosso respeito. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Rm 8.32.


Ele é por nós até o fim. Cristo pagou um alto preço por nós. Ele nos comprou e somos dEle.


“Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.” Cl 1.21-22


O que quero destacar nesse trecho é que Jesus nos reconciliou para sermos dEle. E Ele não abre mão de cada um de nós.


“Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.” Lc 15.4-6


Jesus é o Pastor que não abre mão de nenhuma de suas ovelhas. Ele é por nós até o fim: o dia glorioso em que irá buscar a sua Igreja, e então estaremos eternamente com Ele.


Da próxima vez que tiver dúvidas sobre quem você é, medite nesse louvor, e não se esqueça do valor que você tem para Jesus.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page